Roubos e furtos de bagagens no Aeroporto de Guarulhos - Bagagem Legal


Roubo de bagagem é algo muito comum nos aeroportos do mundo inteiro, e ultimamente está crescendo este ato criminoso. É incrível a habilidade dos ladrões; sempre bem vestidos, normalmente agem em duplas, mesmo com os avisos das agências de viagens, da policia, de reportagens, etc, as pessoas vacilam e acabam tendo sua bagagem roubada. 

Isto quando não é roubada pelos próprios funcionários do aeroporto. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), até outubro do ano  de 2012 quando foi feita a ultima análise de dados, foram 1519 furtos, ou seja 130 ocorrências a mais do que o número total de casos ocorridos durante o ano de 2011.

E saiba que o furto qualificado é maior na violação de bagagem pelos próprios funcionários, que chega ao índice de 60% e 40% restantes são de furtos no saguão do aeroporto e arredores. O aeroporto de Guarulhos agora sob nova direção, tem aplicado métodos de melhoria e acrescentado mais câmeras para coibir os criminosos. 

E tem dado resultados, pois o índice diminuiu, vale a pena acreditar que estamos um pouco mais seguros, mas é bom não dar mole. 

VOCÊ SABIA?

" O aeroporto John F. Kennedy, porta principal para entrada em Nova York,  recebe 50,3 milhões de passageiros anualmente, ou seja  34,4 % a mais que o aeroporto de Guarulhos que recebe 33 milhões de passageiros por ano, e mesmo assim os furtos foram menor; foi de 493 ocorrências no período. Um número pequeno quando comparado ao aeroporto de Guarulhos que teve 1519 furtos.

Entre os aeroportos europeus a diferença é ainda maior, o terminal de Heathrow, em Londres, que recebeu 67 milhões de passageiros em 2011, teve um índice de 365 furtos. O Charles de Gaulle, em Paris, registrou 348 ocorrências para 61 milhões de passageiros.
A justificativa para um número tão alto no aeroporto de  Guarulhos é a falta de investimento em segurança. Enquanto o aeroporto paulista tem apenas 700 câmeras de monitoramento, o nova-iorquino conta com 4.500 aparelhos instalados, o londrino com 5.000, e o parisiense, 5.800."

Veja neste post, como os ladrões (funcionários) dos aeroportos, extraem seus pertences sem deixar vestígios.


como-se-abre-malas-nos-aeroportos


E você pode nos dizer alguma dica para nos ajudar?


1 comentários:

Anônimo disse...

Achei este post muito bacana, seria legal colocar algum post do dia a dia dos aeroportos, tipo como funciona ou tipo...é a primeira viagem e agora o que faço?

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sua experiência registrada aqui!