O que um turista deve vestir em um país Islâmico





Resumo:  Bem eu fiz um post a qual graças a Deus foi bem visto pelas pessoas (na maioria mulheres) que ou tiveram curiosidade ou então em como proceder ou vestir em uma viagem de turismo ao Egito. (confira aqui: Turistas mulheres vestem o que no Egito? ) e hoje nas andanças da internet e depoimentos de amigos que moram e outros que também já foram a países Islâmicos, vou postar "O que um turista deve vestir em um país Islâmico". 

Este post é mais voltado para Mulheres, porém há dicas especiais no fim do post para os Homens que também devem levar a sério esta reportagem.


Uma mulher de férias na Arábia Saudita é uma contradição em termos, e é isto que torna este post tão interessante. As restrições são tantas e na maioria das vezes tão absurdas que geram aberrações no mundo Ocidental, como o tal "burquíni" - sim, isto mesmo, a burca para se ir à praia, porém para eles que são mais conservadores e vem de uma tradição antiga, não podemos questionar e sim respeitar. Já para os homens em férias, há tipos de roupas, e também o que pode e não pode ser feito em determinados lugares.Bem vamos falar disto no fim do post.

O mundo não pode ver a identidade cultural e religiosa nos países islâmicos como uma visão "negativa, conflituosa e etnificada". Cada cultura tem suas peculiaridades e tenho certeza que você defenderia a sua com toda a sua força dizendo que é a certa. Pergunta: Qual é a certa? Ops, antes de responder vamos primeiro respeitar o próximo como a si mesmo. (Rogério Toledo)


Bem, vamos saber primeiro quais são os países islâmicos: 



1º Onde fica estes lugares?



Arábia Saudita, Somália, Afeganistão, Maldivas, Saara Ocidental, Turquia, Irã, Argélia, Mauritânia, Iêmen, Túnisia, Omã, Comores, Djbuti, Marrocos, Paquistão, Líbia, Iraque, Tadjiquistão, Jordânia, Catar, Senegal, Azerbaijão, Egito, Mali, Níger, Gâmbia, Uzbequistão, Turcomenistão, Indonésia (maior concentração mundial), Bangladesh, Síria, Guinpe, Kuwait, Bahrein, Palestina, Quirguistão, Emirados Árabes, Líbano, Albânia, Brunei, Sudão, Malásia, Serra Leoa, Burkina Fasso, Chade, Nigéria, Eritréia, Etiópia e Bósnia.


São países de maioria islâmica,ou seja mais da metade do país pratica o Islã, é claro que tem muito mais, porém os principais são esses citados. 


Temos até aqui mesmo no Brasil Porém, para a Federação Islâmica Brasileira, o número de muçulmanos no Brasil ronda em torno de 1,5 milhão.


A maioria dos muçulmanos brasileiros vive nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul, mas também existem comunidades significativas no Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Grande parte desses muçulmanos são descendentes de imigrantes sírios e libaneses que se fixaram no Brasil durante a Primeira Guerra Mundial. Bem vamos voltar ao assunto principal.


2º  Quais os cuidados básicos?

A roupa não deve ser nunca colada ao corpo, ou transparente, ou curta demais (use o bom senso) e extravagante demais. Não se deve usar decotes, pois com certeza vai chamar a atenção dos homens e isso é um problemão, pois as mulheres destes países (os mais radicais) podem levar para o lado pessoal. Há países que tem um contato com turistas bem maior que a maioria, por isso há uma certa tolerância. São eles: Egito,Turquia e Emirados Árabes, Tunísia, mas nem por isso você vai deixar de prestar atenção em como proceder. (calça (não colada), camisa ou blusa bem discreta é o básico).

Eu aconselho fazer uma pesquisa individual para o país em questão a qual você irá viajar.



Este post é somente uma dica preciosa, porém não obrigatória. 


"De acordo com o "ahdith" (declarações feitas pelo Profeta Maomé e/ou por pessoas próximas a ele), as mulheres e os homens muçulmanos devem cobrir a área entre o umbigo e os joelhos quando alguém, exceto seus cônjuges, estiver presente. Os islâmicos são orientados pelo Alcorão a usar as suas melhores roupas para a prece congregacional. Eles são proibidos de usar roupas que se pareçam muito com as do sexo oposto. Em lugares onde homens e mulheres usam roupas de feitios parecidos, as diferenças estão nas cores ou nos embelezamentos. Os muçulmanos conservadores podem se abster de usar roupas associadas aos que não são muçulmanos, mas isso não é exigido pelos estudiosos islâmicos da corrente principal."   (Fonte: ehow.com.br)


Mas vale citar que na Arábia Saudita é costume cultural usar o niqab (se fala nicabe), então lá por questão cultural e por ser o berço do Islã, a história é outra: por se tratar de um país bastante conservador, todas as mulheres, incluindo as expatriadas, usam a abaya (aquele vestidão preto que cobre todo o corpo), em locais públicos. Eu aconselho usar a abaya, para você não chamar atenção e se sentir melhor, apesar de seu costume ocidental. 


Bem vamos esclarecer que um véu sobre os cabelos é bom,não precisa ser o hijab; um véu por cima indica um certo respeito. Aconselho o mesmo no Irã,Iraque,Afeganistão. No Irã e Afeganistão aconselho usar mesmo o hijab, pois é a melhor opção.



Caso não queira usar as vestimentas locais, observe o país em questão, use uma saia comprida (até os joelhos) e uma blusa de manga comprida e um lenço sobre a cabeça. O Egito é mais tolerante com os turistas  mas o cabelo preso é uma boa ideia. 
3º Quais os tipos de vestimentas femininas e masculinas que existem nestes países?
Sobre este assunto que até hoje causa uma certa confusão na cabeça dos ocidentais, cito abaixo os principais; porém não obrigatoriamente você deva usar, mas procure saber se no País que você irá visitar, o que é mais comum turista usar. 
Abaya
Vestido que começa no topo da cabeça,
cobrindo todo o corpo e descansa sob 
os tornozelos.


Al Amira
Véu islâmico de duas peças: uma como
um boné que se ajusta à cabeça, e a outra 
uma espécie de cachecol cilíndrico.


Burqa


Versão radical do xador que cobre 


todo o corpo até os olhos.




Cirwal

Calça larga, usada por baixo da túnica. Ela é 
larga pra dar liberdade de movimento.



Dupatta

 Longo tecido usado na cabeça.




Hijab


Véu que oculta apenas o cabelo, deixando o
 rosto em evidência.






Ihram

Típico adorno que consiste por duas toalhas
 brancas usadas por homens ou mulheres.


Icharb

Lenço que deixa só o rosto à mostra. O nome deu origem ao francês echarpe. (Nesta foto ela esta com uma Abaya e um Icharb).

Kafia 
Usado pelo homens; é um pano quadrado 
preso por uma tira chamada "egal". 
Por baixo dela, uma touca prende o cabelo.


Khimar

Vestimenta que deixa o rosto livre, mas cobre
toda a cabeça, o pescoço e os ombros, em 
geral estendendo-se até o fim dos braços.

















Niqab
Véu que cobre completamente a cabeça
 e deixa a mostra somente os olhos




Shayla

lenço retangular que cobre a cabeça é 
muito parecido ao Hiyab.






















Túnica

"Vestido” de manga comprida que cobre o
 corpo inteiro.
(Existem versões masculina e feminina)


Tarbush
Chapéu de feltro ou pano, algumas vezes 
utilizado em conjunto com um turbante. 

















Xador

Veste que envolve o corpo todo, com
exceção dos olhos





Turbante

consiste em uma longa tira de pano
enrolada sobre a cabeça. (Há versões femininas)

4º Posso usar maquiagem?
Esta pergunta é um tanto complicado, uma amiga que é muçulmana me  respondeu de uma forma bem simples assim:
"Teoricamente, tudo que é pra embelezar é pra ser usado em casa, só para o marido e família, como maquiagem e esmalte, além do perfume. Mas existem fatores culturais de cada país que vão além da religião e leis muito rígidas, então em muitos lugares é comum ver as muçulmanas bem maquiadas, mesmo que isso seja errado do ponto de vista da religião. Já se ela usa esmalte, diz a lei islâmica que não pode nem rezar, pois precisa lavar as mãos e unhas por completo,e há casos extremos de mulheres que tiveram os dedos amputados por usarem esmaltes.



Apesar de você ser apenas uma turista, vale o bom senso, (você não vai desfilar por ai como se estivesse em uma festa toda produzida né?), afinal você está de passagem, e lembre-se: Ali não é seu habitat natural, mas não sinta medo de se atacada ou algo assim, na realidade você será alvo de olhares reprovadores, ou até xingamentos dependendo do lugar e isto incomoda muito.

Use o básico. Veja um post legal sobre Maquiagem Arabe



5º Quais roteiros grátis?
Depende de cada país a ser visitado. Informe-se com seu agente de viagens.



6º Qual tipo de roupa? O que devo levar nesta bagagem?

A dica é: Mulheres:(saia longa; blusas de manga longa; lenço para colocar na cabeça; e absolutamente nada de roupa transparente ou com decotes.) E por favor não chegue no desembarque toda ocidental com decotes e roupas curtas, certamente você não irá passar na alfandega em determinados países; mostrar que é uma estrangeira, além de se sentir desconfortável devido os olhares, você irá pagar caro os produtos que irá comprar.
Homens: (calça jeans; bermuda só se for abaixo dos joelhos e em alguns países não é permitido; camisas de algodão)



7º Quais Passeios imperdíveis?

 Informe-se com seu agente de viagens


8º Onde se hospedar?
este é o melhor site com os hotéis dos mais baratos ao mais caros, e todos com requinte e luxo. Confira aqui: Hospedagens



10º Onde comer?
Existem excelentes lugares que podem ser indicados na própria cidade, mas lembre-se: não coma nada feito na rua diretamente, pois não sabemos a origem e nem tão pouco a higiene, vá a restaurantes indicados pelos hotéis ou amigos que já tenham ido.



11º Qual a média de custo? Quanto preciso levar de dinheiro?

Meu conselho é quanto às formas de pagamento. Se não quiser gastar muito, prefira carregar dinheiro a cartão. É interessante levar cartão de crédito para emergências, mas não para o dia a dia. Quando as pessoas têm que administrar o dinheiro em cédulas, elas tendem a ser mais cautelosas e gastar menos. Porém eu costumo aplicar claro sem formula mágica, o máximo de custo de 90,00 euros por dia, é claro que depende de cada cidade ou país, mas este valor é valido economicamente falando, pelo menos nunca me deixou no aperto

Os gastos aproximados  em uma viagem (econômica mas bem confortável) para a Europa, Africa ou Ásia para uma semana são os seguintes:
Passagem aérea - de R$ 5.500,00 a R$ 14.500,00 (ida e volta)
Deslocamento - R$ 450,00 a R$ 880,00
Hotéis - R$ 1.900,00 a R$ 3.800,00
Gastos Pessoais- R$ 2.260,00 a R$ 4.600,00

Assim, na média, o gasto para uma viagem (econômica) de uma semana na Europa é variável, sendo certo que este custo é proporcionalmente diminuído quanto maior for o tempo de estadia. (estamos falando de um conforto médio, porém bem econômico, seria uma média de R$ 10.000,00. Não é regra, mas tem me ajudado e muito.

12º Que documentos devo levar para esta viagem?
Veja as dicas nesta página - Imigração



13º Qual a melhor época para se viajar?
Dependendo do País em questão, o melhor é consultar o seu agente de viagens e a minha dica é dar uma olhadinha no site oficial do País aqui.



14º Preciso de vacinas ou remédios especiais?
Cada País tem suas peculiaridades e também suas exigências, Confira aqui



15º Qual o idioma mais falado?
O árabe, porém o inglês é muito bem aceito e falado pela maioria que age no turismo



16º Preciso de visto?
Sim



17º Se precisar, onde fica o consulado neste lugar?
Confira os consulados aqui



18º O que não posso fazer neste lugar?
Siga as dicas logo no inicio do post



19º Quais telefones úteis neste lugar?
Verifique com o consulado do País de destino aqui no Brasil.Consulados



20º Links especiais para este lugar:

São inúmeros, pois cada País tem em média uns 20, confira no Google.

Exigências islâmicas para roupa de homem

Os homens muçulmanos são desencorajados a usar seda ou roupas que rastejem no chão quando ficam de pé. Alguns muçulmanos conservadores usam calças mais curtas para garantir que as suas bainhas não toquem o solo, mas isso não é exigido pela maioria dos juristas muçulmanos. Os homens islâmicos no Sudeste da Ásia usam sarongues e no Sul da Ásia, usam "shalwar kameeze". Os muçulmanos do Levante e da Península Arábica usam uma "jubba" ou uma "throbe" e acrescentam um "bisht" para roupas mais formais. Os homens africanos sub-saarianos usam camisolas largas em tons pastel. Na Europa ocidental e na América do Norte, os homens podem usar roupas que não sejam distintamente islâmicas, usar roupas dos países de maioria muçulmana ou estilos que reflitam tanto o Ocidente, quanto os elementos islâmicos.


Fontes:







Bagagem Legal lhe deseja "Boa Viagem"!
E não se esqueça de nos dar o seu feedback!




1 comentários:

Unknown disse...

Todos os comentários para mim, muito oportunos.
Adorei todas as suas explanações.

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sua experiência registrada aqui!