Abismo Anhumas - Bonito

Abismo Anhumas




O "Buraco", como muitos falam, principalmente os monitores locais, é um dos locais mais lindos de Bonito. É onde pode-se dizer, uma verdadeira viagem ao centro da terra - uma descida de 72 m em rapel, por uma fenda na rocha, leva a uma caverna com magníficas formações e um lago de águas cristalinas onde pode-se flutuar e ver reveladas as belezas subaquáticas do lugar.
Antes de se fazer esta aventura, é feito um treinamento de rapel em uma torre de 8 metros - muito importante para a segurança do passeio; é nesta hora que a habilidade dos monitores fica mais aguçada, pois com muita percepção analisam quem pode ou não descer o Abismo: cardíacos, diabéticos e portadores de problemas nervosos ou psíquicos, assim como, pessoas muito obesas, são informadas da impossibilidade de fazer a descida. 

Segue-se por uma distância de 23 km em estrada de terra, até chegar em uma abertura no chão que despenca como um abismo vertical. Os monitores vistoriariam os equipamentos antes da descida e dá as informações para uma descida totalmente segura.

No máximo são 16 pessoas por dia podem que podem fazer esta aventura, esta limitação é devido ao fato da segurança aliada a preservação ambiental. Os aventureiros começam a ser equipados dois a dois; os demais ficam observando cada movimento dos monitores; sente-se no ar o medo e a adrenalina de cada um.
Os monitores) ajudam com brincadeiras constantes para descontrair à todos.

Começa-se a descida passando por aproximadamente10 m em uma fenda muito estreita, até chegar à grande abertura; daí em diante, quem tiver coragem olha para baixo e vê os outros que desceram antes, sobre um deck flutuante.  A rápida descida leva mais ou menos 5 minutos.

Quando chega-se ao fundo dos 72 m, sente-se as pernas ainda trêmulas e o coração retornando aos poucos a seu ritmo normal, observa-se a grandiosidade do centro da terra esculpido por milhões de anos, gota a gota d'água, formando as mais lindas estalactites e estalagmites, com formas variadas onde a imaginação de cada um visualiza seres e objetos diferentes.

O lago tem profundidade aproximada de 80 m,e uma transparência incrível; o primeiro passo lá embaixo, é colocar a roupa de neoprene que você aluga um dia antes em uma agência de turismo ou locais apropriados, e flutuar sobre o imenso lago. 

É possível mergulhar até a profundidade de 18 m, num circuito de 177 m pré estabelecidos no fundo do lago, em águas à temperatura de 17ºC, devendo-se contratar, com antecedência, em agência de turismo local, o mergulho autônomo. O limite máximo admitido no grupo de 16 pessoas, é somente 4 para o mergulho, lembrando que este tipo de aventura no lago é para quem tem domínio sobre mergulho.


Leve lanche e água e ou energéticos e almoce sobre o deck flutuante diante da imensidão da caverna, onde parece que o mundo acabou. Neste momento são contadas incríveis histórias, após este descanso inicia-se o retorno, mais uma vez dois a dois.


A subida é realizada com auxílio do "croll e punho" (blocantes); novamente os monitores verificam o equipamento. No meio da subida perde-se o sentido da distância, lá embaixo tudo é muito pequeno, e a fenda, acima, vista pela luz que ultrapassa, as vezes parece próxima, outras não.

Após a saída, tudo é motivo de comemoração, sente-se uma vontade imensa de agradecer à Deus nossa existência e tudo mais que nos cerca. Cansados pela subida, a água é o grande prêmio, e a sensação de vitória corre a mil nas veias. 


Informações importantes: O translado até o Abismo é por conta do turista. Levar camiseta; calça, moletom ou bermudão; tênis e meias; toalha; roupa de banho; lanche e água (energéticos preferencialmente); máquina fotográfica e repelente (que poderá ser usado somente após a subida).


Saiba no portal da cidade

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sua experiência registrada aqui!