Saiba como não enjoar em viagens?


O enjoo é algo totalmente desagradável; isto todo mundo sabe. Mas a sensação de que vai sentir-la em uma viagem, é pior ainda, esta dívida surge normalmente quando pensamos em fazer um cruzeiro pois não sabemos como enfrenta-la marítimo.


Ai meu DEUS, Será que vou enjoar? Isto dá até arrepios em algumas pessoas. Este fenômeno é conhecido como Cinetose, que é um distúrbio causado por movimentos,
como acontece nos navios durante a navegação pelo mar afora ou em qualquer outra situação. Tem pessoas altamente sensíveis; eu mesmo sou uma delas, ou mundialmente descrito como Hipócrates.

Muitas vezes hereditária, a indisposição é causada por alterações em nosso sistema de equilíbrio, localizado no ouvido interno (o líquido dentro do orifício da orelha se mexe ao movimento da pessoa), e por isso pode passar informações contraditórias aos nossos sentidos.

Por exemplo:

Se os olhos dizem que você está parado lendo uma revista, mas suas orelhas, de acordo com a movimentação do líquido, diz que você está em “movimento” (no caso por causa do balanço do navio), pode surgir tontura, mal-estar, palidez, coração acelerado, dificuldade para respirar, náuseas e vômitos. Mas pode acontecer ao contrário também, se você está assistindo televisão, os olhos detectam movimento, mas o líquido parado nos ouvidos não, e aí a cinetose surge novamente.

O ideal é, antes de viajar, procurar um médico para uma avaliação e orientação, acabar com o maior estraga prazeres dos passeios de barco, de forma simples e natural, sem os efeitos colaterais que os remédios contra enjoos costumam causar, Segundo alguns médicos especialistas no assunto, bastam alguns exercícios para estimular a parte do labirinto que responde pelo equilíbrio e pronto — adeus enjoo! Há alguns especialistas indicam métodos fáceis para evitar esse mal-estar, cápsulas de gengibre evitam náuseas e é preciso utilizá-la antes e durante a viagem. A escolha da cabine também influencia, recomenda-se as cabines da frente (proa) para o centro do navio (preferencialmente sem vista para o mar). Se mesmo assim, você continuar com indisposição, fique parado no convés da embarcação, fixe um ponto no horizonte, para que seus olhos vejam o movimento que o seu corpo está sentindo. Descansar com certeza ainda é a melhor opção!




Execute estes 14 exercícios que podem ser mais uma arma contra o enjoo no mar

Da Revista Náutica 241

A promessa é empolgante: Conforme a otorrinolaringologista Maria Cristina Cury, professora da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto. A técnica, batizada de “reabilitação vestibular”, consiste em uma série de oito a 12 sessões de exercícios com os olhos, a cabeça e o corpo (como os que reproduzimos abaixo), com movimentos que simulam o balanço do mar. Mas a médica adverte: “Inicialmente, esses exercícios devem ser feitos no consultório de um orto neurologista, para o paciente aprender a fazê-los corretamente em casa depois”.

A terapia faz todo o sentido. O problema de quem enjoa está no labirinto, que é o sensor da nossa cabeça, uma espécie de peça-chave no processo do mal-estar. Uma parte dele é relacionada com o equilíbrio e é responsável por enviar ao cérebro as informações sobre o movimento da cabeça e a velocidade dos movimentos. “Porém, em certas situações, como a bordo de um barco em movimento, os dados sobre o que é visto e o que é sentido tornam-se conflitantes e podem confundir o cérebro”, explica a médica. O resultado dessa confusão de dados é o enjoo. A reabilitação vestibular promete pôr o labirinto no eixo rapidamente. 

Detalhe: A revista NÁUTICA, e claro depois de ver esta reportagem, eu também testei essa técnica e o resultado foi bem animador. Mesmo que não suprima totalmente o mal-estar, dá um alívio e tanto aos enjoados.


1. Com a cabeça fixa, movimente seguidamente, por dez vezes, os olhos para a direita e a esquerda. Depois, repita o exercício erguendo os olhos para cima e para baixo.

2. Com um dos braços estendido para a frente, aproxime e afaste o dedo indicador do nariz, acompanhando o movimento com os olhos. Faça isso até que sinta um ligeiro desconforto, ou seja, quando seu braço começar a perder força e coordenação.

3. Com um dos braços estendidos para a frente, acompanhe com os olhos e a cabeça fixa o dedo indicador (dobrado em 90 graus, para cima), em um movimento que descreva um grande círculo, nos sentidos horário e anti-horário.

4. Movimente a cabeça alternadamente para a direita e para a esquerda, para cima e para baixo. Faça isso o mais rápido que conseguir.

5. Dando uma de malabarista, jogue uma pequena bola de uma mão para a outra, fazendo-a passar por cima da cabeça. O mais importante é acompanhar os movimentos da bola com os olhos.

6. Sentado, jogue uma bolinha para cima, pegando-a com a mesma mão. 
Acompanhe o movimento com os olhos. Faça isso 20 vezes. Depois repita o processo, só que, agora, em pé.

7. Novamente de pé, jogue a bolinha na parede e pegue a de volta, sem desgrudar os olhos dela.

8. Sente-se em uma cadeira e coloque seis objetos no chão, de seu lado esquerdo, formando um semicírculo. Depois, abaixe, pegue um objeto com a mão esquerda, levante e passe-o para a mão direita. Depois, repita o processo com o outro lado.

9. Este é o exercício mais simples, porém, o mais cansativo. Sem pressa, sente e levante de uma cadeira por dez vezes seguidas.

10. Fique descalço e ande em linha reta, tomando o cuidado de manter a cabeça erguida e olhando sempre para a frente, como uma modelo na passarela. Faça isso entre três e cinco minutos.

11. Em seguida, sem parar, ande por mais alguns minutos em linha reta, olhando para os lados, alternadamente para a direita e a esquerda.

12. Continue andando em linha reta, só que agora olhando para cima e para baixo, alternadamente.

13. De pé, levante um dos joelhos e passe uma bolinha por baixo da coxa. Repita o movimento, com o lado oposto.

14. Suba e desça os degraus de uma escada. Depois, faça a mesma coisa com os olhos, porém, tomando o cuidado de incumbir alguém de lhe observar, para não cair.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sua experiência registrada aqui!