Crescimento do Turismo no Brasil e Exterior



Turismo internacional continua com o crescimento robusto em 2013

As economias emergentes recuperaram a liderança
Em 2012, o crescimento foi mais forte nas economias emergentes (4,1%) em comparação com as economias avançadas (3,6%), uma tendência que tem marcado o setor por muitos anos.
A Europa, que é a região mais visitada do mundo, subiu 3%, um resultado muito positivo, tendo em conta a situação econômica que enfrenta. O total de turistas atingiu 535 milhões, 17 milhões a mais que em 2011. Por sub-região, Central e destinos da Europa Oriental (8%) apresentaram os melhores resultados, seguido pela Europa Ocidental (+3%). Destinos no Sul do Mediterrâneo Europa (+2%) consolidou seu excelente desempenho de 2011.
    
Ásia e do Pacífico (+7%) Um total de 15 milhões de turistas em 2012, atingindo um total de 233 milhões de turistas internacionais. Sudeste da Ásia (9%) foi o melhor desempenho. O crescimento também foi forte no Nordeste da Ásia (6%), como o turismo de entrada e saída o Japão se recuperou, enquanto foi comparativamente mais fraco no Sul da Ásia (4%) e na Oceania (4%).
Nas Américas (+4%) teve um aumento de 6 milhões de chegadas, atingindo 162 milhões no total. Liderando o crescimento foram destinos na América Central (6%), enquanto a América do Sul, um aumento de 4%, mostrou alguma desaceleração em comparação com o crescimento de dois dígitos de 2010 e 2011. O Caribe (+4%), por outro lado, está realizando acima dos dois anos anteriores, enquanto a América do Norte (3%) consolidou o seu crescimento de 2011.
África (6%) se recuperou bem de sua derrota em 2011, quando as chegadas diminuíram 1% em grande parte devido aos resultados negativos do Norte de África.  Os resultados no Oriente Médio (-5%) melhoraram após uma queda de 7% em 2011, mas a região registrou cerca de 3 milhões de chegadas de turistas internacionais a menos em 2012, apesar da clara recuperação no Egito.
Com um adicional de 39 milhões de turistas internacionais, contra 996 milhões em 2011, as chegadas de turistas internacionais ultrapassou 1 bilhão (1035 milhões) pela primeira vez na história em 2012. Demanda realizada bem durante todo o ano, com um mais forte do que o esperado no quarto trimestre.
OMT prevê um crescimento de chegadas de turistas internacionais entre 3% a 4% em 2013, muito em linha com a previsão de longo prazo para 2030: 3,8% ao ano, em média, entre 2010 e 2020. Esta perspectiva é confirmada pelo Índice de Confiança da OMT. Compilado entre mais de 300 especialistas em todo o mundo, o índice mostra que as perspectivas para 2013 são semelhantes aos da avaliação do ano passado (124 pontos contra 122 de 2013 para 2012).

Com o novo plano de turismo no Brasil aprovado pela Presidente Dilma, a tendência de crescimento vai além das expectativas devido à copa de 2014 e as olimpíadas de 2016.

Esta é à hora das empresas de turismo intensificarem seus serviços e oferecerem uma qualidade acima dos padrões internacionais, “esta qualidade já temos e com muito orgulho”, porém temos que melhorar em alguns aspectos como:
 
Transito (Não há uma projeto claro de turismo terrestre com eficiência para os turistas que vem ao nosso país, tendo que enfrentar problemas no transito que acaba com as fériuas de qualquer um.Temos que pensar nisto com urgência.
Hotéis (classificação em padrão internacional) os que ainda não tem uma classificação, deve procurar urgente o Ministério de Turismo e se inscrever para receber o certificado e constar na lista de melhores hotéis em sites especializados. (no próximo post falo melhor sobre isto).
Agências (existem muitas empresas de respeito internacional, que executam serviços de primeiríssima linha. (Postarei mais adiante); mas algumas que estão começando agora  não consegue cumprir a demanda devido ao “boom” turístico e falta de planejamento, e acaba por “queimar” o turismo na região. Tomem cuidado.
Guia de turismo, temos carência de guias e precisamos urgente de guias, pois a copa e olimpíadas esta chegando. Aos interessados esta é a hora, veja como ser um neste post:  guia-de-turismo-faz-o-que?
Vamos acordar e não deixar para a ultima hora!